Todas as empresas buscam bater as metas e aumentar as vendas. É assim que ocorre o crescimento: através de uma busca constante por melhora. Existem diversos conceitos e teorias que podem ser aplicados para alcançar esses objetivos, mas, por trás deles, existem ações práticas que podem ajudar bastante. Vamos ver algumas delas a seguir!

A relação com o cliente

O relacionamento profissional começa a partir do relacionamento pessoal. Por isso, além das ideias mais básicas, como o bom atendimento, ações bem simples como o uso de brindes e de descontos ou certos benefícios pessoais são uma ótima forma de aumentar muito o número de vendas.
A fidelização de clientes é um ponto primordial no qual deve-se investir. É um fato bem conhecido que conquistar um cliente novo é muito mais caro do que manter um cliente antigo. Portanto, qualquer ação para fidelizá-lo e garantir compras recorrentes deve ser feita com muito capricho.
Assim como a fidelização de clientes existentes é importante, a recuperação de clientes inativos também é. Isso é uma ótima forma de aumentar as vendas. Na maioria das vezes, esses clientes ainda lembram da experiência positiva que tiveram com a sua empresa e precisam apenas de um “empurrãozinho” para voltar a usar o seu serviço. Um contato ou uma oferta bem tentadora podem parecer ações simples, mas eficazes para aumentar as vendas.

Por fim, a prospecção de clientes é um dos principais objetivos e um dos maiores alavancadores de vendas. Esse jogo é o jogo dos “números”. Quanto mais prospectos você aborda, maior é a sua chance de sucesso. Porém, esses números caminham também para o outro lado, e se você aborda um número muito grande de clientes, sem nenhum ou pouco critério, acaba perdendo o tempo de todos.
É fundamental, então, tomar ações práticas que encontrem esse equilíbrio. Procure contatar o máximo de clientes possíveis, mas foque naqueles que têm as chances mais reais de fechar um negócio. Visite feiras, palestras e quaisquer eventos que podem aumentar o seu networking. Até mesmo eventos que não tenham ligação direta, mas onde muitos dos seus clientes podem estar, são uma ótima forma de conquistar novas vendas e mostrar que você se importa bastante com o setor no qual ele se encontra.

O diferencial da sua empresa

É muito importante, também, se diferenciar. Sua empresa precisa ser única e ter uma característica que a defina como especial. Por exemplo, uma empresa menor, muitas vezes, não tem como competir com grandes corporações, que podem praticar um valor que beira o desleal. Portanto, a solução pode ser apostar em outra característica, como um atendimento personalizado e ágil. Cada empresa precisa usar o que tem de especial.

As ações de marketing

Por fim, as vendas são a etapa final de um processo bem longo. Toda a interação com a sua empresa contribui para uma experiência positiva, que pode resultar em uma venda. O marketing está na outra etapa do processo, e começar com o pé direito ajuda bastante a ter um final bem forte. Portanto, fazer um investimento nessa etapa é uma ótima forma de conquistar mais vendas e bater as suas metas.

Vender é sempre o maior objetivo e este deve ser alcançado através de ações inteligentes e positivas. Com a nossa consultoria, você pode aumentar as suas vendas e ter ainda mais sucesso.


Francisco Carlos
Francisco Carlos

De vendedor de software em startup a Gerente Comercial da maior empresa de software da América Latina. Tornei-me Diretor Comercial de uma das maiores empresas de soluções móveis de tecnologia do país. Desde 2006 sou reconhecido como Campeão de Vendas e Mentor de equipes de vendas campeãs. Estudei as 29 metodologias de venda dos últimos 100 anos e desenvolvi a - METODOLOGIA CVS® | Como Vender Software - que implementa o processo comercial mais efetivo para a realidade e necessidade da sua empresa de software.

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