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Faaaaaala, hombre! Chegamos ao fim de mais uma websérie e eu estou muito feliz por contar com a sua companhia mais uma vez! Para encerrar com chave de ouro, eu quero dar algumas dicas aproveitando para relembrar essa jornada que foi realmente incrível. Bora lá?

Parceiro, para acertar ao máximo nas negociações com os seus clientes, é muito importante evitar algumas situações que acabam sendo muito frequentes em vendas e que podem atrapalhar bastante.

Um dos erros mais comuns é não investir tempo e dedicação ao planejamento estratégico. Os planejamentos estratégicos, assim como campanhas de marketing e vendas, devem ter como base pesquisas e levantamentos sempre atualizados, para que seja feito um mapeamento real da necessidade do seu público-alvo. Depois, invista na construção de um relacionamento com seu cliente. Ao enviar um orçamento, por exemplo, você pode fazer um follow-up colocando-se à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

Outra falha muito grave na verdade, é nem chegar a definir quem é seu público. Conhecer quem se pretende atingir é essencial para orientar as ações de todos os departamentos da empresa, desde o desenvolvimento do seu software até o marketing. Do que adianta ter a sua disposição um produto incrível, se você não o oferece às pessoas certas? 

Para isso, é muito interessante fazer parte do meio digital. Que sua empresa tenha um bom site, que você esteja nas redes sociais, quem sabe até possuir um canal no youtube e compartilhar vídeos como estes? Isso para um vendedor de software não é nenhuma novidade, certo? Mas quantos vendedores realmente mantém uma rede social atualizada? Quantos compartilham novos softwares ou lançamentos de produtos com a sua rede de contatos? Você já parou pra pensar que ali você consegue traçar perfis e ter acesso direto a opinião das pessoas? Já pode ser um bom guia. Como está o seu perfil no linkedin? Lá você pode ter contato até mesmo com os decisores de compra.

Então, hombre… siga as dicas desta websérie, evite os erros que são tão comuns e pense grande! Você pode chegar lá! As ferramentas são acessíveis e estão a disposição, como utilizá-las depende de nós.

E se em algum momento a barra estiver um pouco mais pesada, não desanime parceiro. Lembre-se sempre do meu lema: EU QUERO! EU POSSO! EU CONSIGO!

E com isso, eu me despeço dessa websérie de 12 episódios incríveis! Muito obrigado pela companhia. Espero que você tenha aprendido muito, assim como eu sempre aprendo muito com você! Me acompanhe nas redes sociais e confira os outros vídeos que tenho em meu canal do youtube. E inscreva-se para acompanhar os próximos conteúdos.

Sucesso, hombre!


Francisco Carlos
Francisco Carlos

De vendedor de software em startup a Gerente Comercial da maior empresa de software da América Latina. Tornei-me Diretor Comercial de uma das maiores empresas de soluções móveis de tecnologia do país. Desde 2006 sou reconhecido como Campeão de Vendas e Mentor de equipes de vendas campeãs. Estudei as 29 metodologias de venda dos últimos 100 anos e desenvolvi a - METODOLOGIA CVS® | Como Vender Software - que implementa o processo comercial mais efetivo para a realidade e necessidade da sua empresa de software.

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