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Fala, hombre! Tudo bem? No vídeo de hoje eu quero falar de um assunto que você já deve estar careca de saber, mas que é sempre bom lembrar. Hoje eu quero conversar com você sobre a importância de nunca parar de prospectar novos clientes.

Um erro muito grave de quem vende é parar de buscar novos clientes. No nosso meio isso é muito comum.

Meu amigo, prospectar novos clientes é essencial! Todo vendedor que se torna um campeão de vendas entende que fazer a prospecção é sinônimo de conquistar novos clientes, todos os dias. É um trabalho contínuo, sem descanso, afinal, é na prospecção que uma venda se inicia!

Você pode até me questionar: CARLÃO, COMO ASSIM? VENDEDOR ESTÁ SEMPRE BUSCANDO NOVOS CLIENTES! ISSO NÃO EXISTE!

Ai eu te digo: se você já tem experiência em vendas, deve estar familiarizado com a Lei de Pareto. Essa teoria explica que 20% dos clientes participam de 80% do seu faturamento. E você concorda comigo que damos mais atenção aos clientes que mais compram, certo?

Isso não está errado, mas é aí que mora o perigo!
Será que essa é a melhor estratégia?

Muitos vendedores começam a sua trajetória em uma empresa com agressividade e com muita motivação para vencer profissionalmente. Geralmente, os vendedores fazem prospecções e visitas em novos clientes até que constroem uma boa carteira de clientes. Mas com o passar do tempo, esse hábito de prospectar com agressividade e a motivação em exercer seu trabalho com excelência pode diminuir.

Meu amigo, quando concentramos nossas vendas dentro de um pequeno grupo que já conhecemos e que já fecharam negócio conosco anteriormente, nossa carteira de clientes começa a sofrer uma redução ou os nossos resultados passam a cair.

Para que isso não ocorra, é fundamental que o vendedor dê assistência a TODOS os clientes. Você pode sim planejar o seu trabalho com base na segmentação pela importância e volume de compras, mas todos os clientes são importantes e a busca por novos pode ser mais ainda.

Permita-me a seguinte analogia: Ter 10 árvores dando frutos regularmente é bom. Mas estar sempre semeando, é ótimo! É justamente por isso que sempre reforçamos a importância de todo vendedor fazer prospecção! Se você tornar a prospecção um hábito, você sempre terá novos clientes entrando em sua carteira e, consequentemente, aumentará significativamente as suas vendas de software.

Não deposite todos os seus ovos em uma cesta só. Ok?

Então, hombre. O que achou do vídeo? Como anda a sua prospecção de vendas? Conta pra mim aqui nos comentário e fique atento para o próximo vídeo, para isso se inscreva no canal. Até lá


Francisco Carlos
Francisco Carlos

De vendedor de software em startup a Gerente Comercial da maior empresa de software da América Latina. Tornei-me Diretor Comercial de uma das maiores empresas de soluções móveis de tecnologia do país. Desde 2006 sou reconhecido como Campeão de Vendas e Mentor de equipes de vendas campeãs. Estudei as 29 metodologias de venda dos últimos 100 anos e desenvolvi a - METODOLOGIA CVS® | Como Vender Software - que implementa o processo comercial mais efetivo para a realidade e necessidade da sua empresa de software.

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